Coordenador : Andréa Cardoso Reis
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399081.2206.53958.03112023
Departamento/Setor: PCH
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade universitária, escolar e população em geral.
Local de atuação: Plataforma digital - online - vinculado ao Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - Campus de Santo Antônio de Pádua - RJ
Objetivo
Construir um glossário no formato de boletim digital, com vocábulos empregados em tempos de pandemia, de acesso aberto à comunidade acadêmica e não acadêmica; - Realizar levantamento de vocábulos utilizados correntemente no período da pandemia do coronavírus; - Contextualizar os vocábulos de forma que os usuários compreendam as relações de sentido produzidas no contexto social em que as palavras estão inseridas.
Resumo
O objetivo da criação de um glossário de terminologias presentes em contexto de pandemia é o de auxiliar professores, estudantes e população em geral na compreensão dos sentidos produzidos por esses novos vocábulos na sociedade atual. Tomando por base os pressupostos teórico-epistemológicos da teoria de Bakhtin, sobre o discurso e dos estudos sociais sobre linguagem, nos apoiamos na ideia bakhtiniana de que nenhuma palavra vem dissociada de um conteúdo ideológico. Portanto, conhecer o sentido de uma palavra não é somente utilizá-la corretamente seguindo as normas vigentes de escrita. É, também, compreender seu uso social, os contextos onde está inserida e as diferentes vozes que pronunciam e dão sentido à palavra.